sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Especial Soulja Boy

Soulja Boy


DeAndre Cortez Way, mais conhecido como Soulja Boy Tell'em, ou apenas Soulja Boy, (Chicago, 28 de julho de 1990) é rapper, dançarino e produtor dos Estados Unidos, que alcançou o topo da Billboard Hot 100 com o single "Crank That (Soulja Boy)", em setembro de 2007. Inicialmente, o próprio cantor postava sua música na internet, o que o levou ao topo nos Estados Unidos por sete semanas não consecutivas.

Biografia


Soulja Boy nasceu em Chicago, no dia 28 de julho de 1990. Com seis anos, se mudou para Atlanta, onde começou a gostar de rap. Oito anos mais tarde, se mudou novamente: desta vez, para Batesville, no Mississippi com seu pai, que improvisou para o garoto um estúdio para que ele pudesse explorar seus talentos musicais. Soulja é uma gíria para soldado.

Em novembro de 2005, Soulja resolveu postar suas músicas no site SoundClick. O resultado foi tão positivo que ele resolveu apostar em suas próprias páginas no Youtube e no MySpace. Dois anos depois, gravou "Crank That (Soulja Boy)" e finalizou seu primeiro álbum independente Unsigned & Still Major: Da Album Before da Album. Na sequência, o rapper produziu um vídeo demonstrativo chamado de "The Crank Dance", no qual ele explica passo a passo a coreografia de sua música de trabalho. No final de maio de 2007, Soulja assinou seu primeiro contrato musical com a gravadora Interscope Records.

Apenas quatro meses depois, "Crank That (Soulja Boy)" já aparecia no topo da Billboard Hot 100 e, no mês seguinte, ele gravou Souljaboytellem.com, seu álbum de estréia, nos Estados Unidos. Na 50ª edição do Grammy, o cantor foi indicado na categoria "Melhor Música de Rap" mas perdeu para "Good Life", gravada por Kanye West. O álbum vendeu pouco mais de 1 milhão de cópias.

No final de 2008, o rapper lançou seu segundo álbum ISouljaBoyTellem. Sua primeira música de trabalho foi "Bird Walk", que atingiu a 40ª posição na lista da Billboard. Além disso, o rapaz já gravou músicas em parceria com alguns artistas como Fergie, Bow Wow, Lil' Wil, Chris Brown, Ne-yo,Trey Songz, Sammie, 50 Cent, Snoop Dogg entre outros.

No ano de 2010, Soulja Boy lançou uma música com 50 Cent cujo nome é Mean Mug, música que teve direito a um clipe gravado dias depois de seu lançamento ao público. A revista XXL edição Novembro teve como capa Soulja Boy e 50 Cent.

Em 2013 Soulja Boy veio em turnê para o Brasil. E fez parceria com Wanessa no single Turn It Up que foi lançado no canal oficial da cantora no YouTube no dia 25 de novembro de 2013.

Em 22 de Setembro de 2014 o cantor de Funk ostentação MC Guime lançou uma canção em parceria com o rapper, chamada Brazil We Flexing .

Outros empreendimentos

Stacks on Deck Money Gang Entertainment


Way fundou junto ao seu melhor amigo Arab 2059 sua gravadora SODMG em 2004. Enquanto Way foi assinado em Interscope e Music Collipark, ele alegou que sua gravadora tinha acordos de distribuição com Universal Music Group e eOne Music


Playlist














Especial Nelly

Nelly


Cornell Iral Haynes, Jr. (St. Louis, Missouri, 2 de Novembro de 1974), mais conhecido como Nelly, é um rapper, cantor, compositor, produtor, ator e empresário norte-americano. Ele também é membro do grupo de rap St. Lunatics desde 1993, ao lado de Ali, Murphy Lee, Kyjuan e City Spud.

História e carreira


Após ter se mudado com a mãe para uma cidade universitária, ainda adolescente, Nelly aprendeu muitas coisas construtivas. Foi então que formou sua primeira banda com seus colegas do ginásio, a St. Lunatics. Chegaram a lançar o hit "Gimme What You Got", em 1996, com produção independente. Mas a tentativa frustrada fez com que Nelly chegasse a conclusão que se sairia melhor investindo numa carreira solo. Só assim conseguiu chamar atenção da gravadora Universal Records, que lançou seu álbum "Country Grammar", em 2000. No ano seguinte, sua popularidade aumentou e foi nomeado para três Grammys. O seu segundo álbum "Nellyville", também foi sucesso absoluto, entrando diretamente para a primeira posição do top de vendas dos EUA. 
Não podemos esquecer que Nelly sofreu diversas críticas de pensadores do rap, devido a seu estilo mais pop. Chegou a ser acusado de ser traidor do movimento, após ter gravado em parceria com a boyband 'N Sync. Porém ele afirma que não se incomoda com as críticas e que apesar do grande sucesso, o rapper não está numa competição de vendagem com Eminem. Actualmente um dos rappers mais bem sucedidos a nível mundial, Nelly começou por integrar a formação dos St. Lunatics, banda à qual garante ainda pertencer. Depois do êxito alcançado pelo quinteto com o single "Gimmie What You Got", no entanto, o músico foi aconselhado a tentar uma carreira a solo, com a promessa de que, dessa forma, seria mais fácil arranjar um contrato. 
Em 2000, a profecia cumpriu-se, com a Universal a lançar "Country Grammar", a estreia de Nelly nos álbuns de originais. Uma cantilena infantil deu o mote ao primeiro sucesso de Nelly. A solo—no tema-título do seu primeiro disco, Nelly aproveita a melodia de "Down, down baby", conseguindo uma aceitação que se viria a repetir nos restantes singles retirados de "Country Grammar". Em 2001, a popularidade do rapper estende-se do público até à crítica, sendo Nelly nomeado para três Grammys, entre os quais o de Melhor Álbum Rap do Ano. A distinguir o cantor nascido no Texas e criado em St. Louis estava precisamente a sua vontade de pôr a cidade na qual crescera no mapa do hip hop. 
Depois de uma infância turbulenta, Nelly acabaria por se distinguir, enquanto adolescente, na prática do baseball e, por fim, na composição e interpretação de música. Influenciado por artistas como LL Cool J, Jay-Z e Outkast, o jovem transportou para o seu trabalho os sons e o sotaque da sua região, acrescentando um novo elemento à habitual repartição do hip hop norte-americano entre a Costa Leste e a Costa Oeste do país. Depois de sete semanas no topo da tabela de álbuns dos EUA, Nelly mostrou-se fiel à sua palavra, lançando "Free City", o disco de estreia dos St. Lunatics, catalisado pelo single "Midwest Swing". Os aplausos e distinções não paravam, então, de agraciar o rapper, chegando de fontes tão diversas como a "People Magazine" e a MTV. Em 2002, a história repetiu-se com "Nellyville", que o artista descreve como a sua utopia—um disco no qual prefere falar em cenários que lhe agradem do que nas dificuldades que ultrapassou enquanto adolescente. Com entrada directa para o número 1 do top de vendas dos EUA, o segundo trabalho de Nelly tem como single "Hot in Herre", mais uma alusão à pronúncia de Saint Louis e eficaz amostra sonora com produção a cargo dos Neptunes. A abrilhantar o álbum aparecem ainda Kelly Rowland, das Destiny's Child, e Justin Timberlake, dos 'N Sync, que Nelly ajudara antes, na mistura do tema "Girlfriend". Esperando que a sua música seja entendida como "uma forma jazz de hip hop", o rapper mantém ainda uma ampla variedade de projectos paralelos aos discos, como o provam a recente participação no filme independente "Snipes" e o facto de dirigir uma empresa de roupa desportiva, para a qual desenha também alguns modelos. As acções de caridade juntos das crianças de St. Louis são outra das suas prioridades, pretendendo Nelly ajudar os jovens com dificuldades na mesma proporção que este público tem apoiado a sua carreira.

Carreira de Ator


A Estreia de Nelly como ator veio em 2001, no filme independente "Snipes", no papel de um rapper famoso chamado Prolifik. Seu primeiro grande papel em um filme veio no remake de 2005 de Golpe Baixo, estrelado por Adam Sandler e Chris Rock. A trilha sonora deste inclui a canção de Nelly, "Fly Away". Em Junho de 2008, em entrevista com Kiwibox.com, Nelly revelou estar relutante em continuar sua carreira de ator, notando que ele não quer "tirar a partir da cultura de agir".Em 2008 e 2009, Nelly apareceu em episódios do drama criminal da CBS, "CSI: NY". E em 2010 fez uma pequena participação na série 90210 .


Playlist













Especial Kendrick Lamar

Kendrick Lamar


Kendrick Lamar Duckworth (Compton, 17 de junho de 1987) , mais conhecido como Kendrick Lamar, é um rapper americano. Lamar é membro do grupo de hip hop Black Hippy, junto com rappers e colegas de gravadora Jay Rock, Schoolboy Q e Ab-Soul.

Lamar começou a chamar a atenção em 2010, após o lançamento do Overly Dedicated. No ano seguinte, ele lançou seu primeiro álbum independente, intitulado Section.80, exclusivamente através do iTunes. Seu terceiro álbum, Good Kid, M.A.A.D City, foi lançado em 22 de outubro de 2012, e aclamado pela critica, gerando os singles "Swimming Pools (Drank)", "Bitch, Don't Kill My Vibe", e "Poetic Justice". Em 2013 foi nomeado pela MTV o MC mais quente da atualidade ("Hottest MC in the Game"). Isso rendeu a lamar 7 nomeações ao 56th Annual Grammy Awards, incluindo nas categorias Artista Revelação e Álbum do Ano.

Biografia
1987-2011: Inicio da vida e carreira


Kendrick Lamar nasceu em Compton, Califórnia, e os pais em Chicago, Illinois. Em 1995, com 8 anos de idade, Lamar testemunhou seus ídolos Tupac Shakur e Dr. Dre, em um videoclipe de cinema para o single de sucesso California Love, um momento muito significativo na vida de Lamar. Como adolescente Lamar frequentou Centennial High School em Compton, onde era um grande estudante.

Em 2003, com a idade de dezesseis anos, Lamar lançou seu primeiro projeto de longa-metragem, uma mixtape intitulada Youngest Head Nigga in Charge, sob o nome de K-Dot. Após a mixtape, Lamar assinou com a gravadora Top Dawg Entertainment (TDE), onde lançou mais dois mixtapes até abandonar seu nome de K-Dot e ficar com seu nome de batismo. Em seguida, ele lançou um EP auto-intitulado no final de 2009. Ainda em 2009 Lamar formou na gravadora um grupo de rap com os rappers Jay Rock, Ab-Soul e Schoolboy Q.

Ele declarou que 2Pac, Dr. Dre, The Notorious B.I.G, Jay-Z, Nas e Eminem são seus 6 rappers favoritos. Lamar também deu a Lil Wayne como inspiração de sua carreira.

Em 14 de setembro de 2010, Lamar lançou Overly Dedicated, aos varejistas digitais sob TDE, e mais tarde, em 23 de setembro, lançou Overly Dedicated gratuitamente online. Em 2 de Julho de 2011, Lamar lançou seu segundo álbum Section.80 que chegou ao numero 113 na Billboard 200.

2012 - 2014: Good Kid, M.A.A.D City


Seu segundo álbum de estúdio good kid, m.A.A.d City , foi lançado a 22 de outubro de 2012. O álbum foi recebido com aclamação da crítica e estreou no número dois da Billboard 200, vendendo 242.122 cópias em sua primeira semana. Em dezembro de 2012, a FUSETV chamou o single, de Lamar "Backstreet Freestyle", uma das 40 melhores músicas de 2012. O álbum vendeu 980 mil cópias até de julho de 2013 e foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). A HipHop DX nomeou Lamar o "MC do Ano" para os sua premiação de fim de ano em 2012.

Lamar causou polêmica em agosto de 2013 em um verso da música Control de Big Sean, em seu verso Lamar fala de toda a indústria do hip-hop, com Lamar prometendo ser melhor liricamente do que qualquer outro rapper, citando, J. Cole, Big K.R.I.T., Wale, Pusha T., Meek Mill, A$AP Rocky, Drake, Big Sean, Jay Electronica , Tyler, The Creator e Mac Miller. Ele também passou a chamar-se de "O Rei de Nova York", que causou polêmica com vários rappers nova-iorquinos, visto que Lamar é da California. Vários rappers de Nova York responderam sua provocação em outras músicas, tais como Papoose, The Mad Rapper, Mickey Factz, JR Writer, Mysonne e Joell Ortiz. bem como outros rappers como, Lupe Fiasco, Cassidy, Joe Budden, King L, Bizarre e B.o.B. Na semana seguinte da liberação da faixa, a conta de Lamar no Twitter aumentou 510% em seguidores, enquanto sua página na Wikipédia recebeu incriveis 200.000 visualizações.

2015 - presente: To Pimp a Butterfly


Kendrick Lamar primeiro revelou planos de lançar um continuação para a sua estreia por uma grande gravadora, good kid, m.A.A.d City de 2012, em 28 de fevereiro de 2014, durante uma entrevista à Billboard. Lamar descreveu o álbum, que incorpora elementos de funk, poesia falada e jazz, como "honesto, com medo e sem remorso."

Em 23 de setembro de 2014, Kendrick Lamar lançado "i", como como single para distribuição digital. A canção foi recebida com elogios da crítica musical e foi colocado em numerosos listas de melhores canções do ano. Em 15 de novembro de 2014, Lamar foi um dos convidados no Saturday Night Live, onde realizou a versão estendida de "i", que foi a versão incluída no álbum.

Em 9 de fevereiro de 2015, Lamar lançou o segundo single oficial do álbum, intitulado "The Blacker the Berry".

Sites especializados indicaram que o álbum venderia mais de 325 mil cópias em sua semana de estréia, fazendo o então estrear na primeira posição no Estados Unidos. To Pimp a Butterfly estreou na liderança das paradas de álbuns da Nova Zelândia, e da Austrália, e no top dez na Holanda, mesmo depois de ter sido lançado no meio da semana de rastreamento de vendas.

No seu país de origem o álbum chegou ao topo da Billboard 200, com 363 mil copias vendidas na semana de estréia, superando as previsões feitas pelos especialistas. Até 19 de Julho de 2015, o álbum vendeu mais de 642,000 cópias no Estados Unidos.

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, Kendrick indicou que o título era uma brincadeira com o romance de Harper Lee, To Kill a Mockingbird. Ele foi citado como dizendo: "Basta colocar a palavra" pimp "ao lado de" borboleta "... É uma viagem. Isso é algo que sera uma frase para sempre. Vai ser ensinada em cursos universitários -.. Eu realmente acredito nisso."

Após seu lançamento, To Pimp a Butterfly foi extremamente aclamado pela crítica profissional. O site Metacritic, responsável por calcular médias agregadas de avaliações de críticos renomados da indústria musical, definiu sua média como 96 pontos em 100 possíveis (a 4ª pontuação mais alta da história do site, entre todos os gêneros), com base nas avaliações de 44 críticos. O álbum foi o álbum maior pontuação do ano no Metacritic, tanto em termos de metascore e pontuação do usuário, além do álbum de hip hop com maior pontuação de todos os tempos. Dessa maneira, a pontuação do disco ultrapassou a do Stankonia do OutKast como o álbum de rap melhor classificado do site.


Playlist














sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Especial Timbaland

Timbaland


Timothy Zachery Mosley, mais conhecido como Timbaland, (Virginia Beach, 10 de Março de 1972) é um compositor, rapper e produtor de R&B, Hip-hop e Música pop norte-americano cujo estilo ajudou a diferenciar o R&B do Hip-hop, assim como o pop do Dance. Em parceria com Magoo, ele é membro da dupla de Hip-hop Timbaland & Magoo. Seu auge foi no período de 2006 a 2008, em que esteve presente na produção de vários hits do período, como Say It Right e The Way I Are.

Carreira de produtor


Timbaland foi considerado similar a produtores como Brian Eno, Phil Spector ou Norman Whitfield que ajudaram a diferenciar um estilo de um gênero da música de um outro estilo muito parecido. As canções que ele produz incluem arranjos não usuais, sons e instrumentos, ao lado de um senso comercial de espaço e ritmo. Assim como Spector e Whitfield, a produção de Timbaland às vezes ultrapassa a barreira dos créditos e cria uma participação na canção, fazendo com que ele se torne uma das "estrelas" da canção. Muitas pessoas o consideram um dos melhores produtores de Rap, Hip Hop e R&B Com o compositor Steve "Static" Garrett e a amiga de infância Missy Elliott, Timbaland ajudou a criar algumas das canções de maior sucesso na música pop e urbana moderna, incluindo singles para Missy Elliott, Aaliyah, Jay-Z, Justin Timberlake, Lil Wayne, D.O.E., Sebastian, Keri Hilson, OneRepublic, Ludacris, Nelly Furtado, Madonna, Björk, Beyoncé, The Game, The Hives, 50 Cent, Rihanna, The Pussycat Dolls, Bobby Valentino, Darion Brown, Jennifer Lopez, Nicole Scherzinger, Petey Pablo, Katy Perry, Flo Rida, The Dey, Rod, Dima Bilan,NLT,Ashlee Simpson, Haylie Duff e Demi Lovato. Timbaland chegou a propor para Britney Spears que produzisse músicas para seu álbum Blackout, mas Britney recusou suas propostas.

Entre seus próximos projetos, Timbaland produziu algumas canções em conjunto com Justin Timberlake para o álbum de Madonna, Hard Candy, lançado em 29 de Abril de 2008 além de participar do primeiro single do mesmo, "4 Minutes". Também está produzindo junto a Missy Elliott o quinto álbum de estúdio de Nelly Furtado, ainda sem data de lançamento. Em 2008, Timbaland também produziu a música "Believe", interpretada pelo russo Dima Bilan, que ganhou o programa de televisão europeu Eurovisão (ou Eurovision, em inglês). Timbaland também produziu o novo álbum de Ashlee Simpson chamado de Bittersweet World. Gravou uma música com o Fall Out Boy, chamada "One & Only". Em 2011, Timbaland produziu três faixas do álbum Unbroken da cantora Demi Lovato, fazendo também uma participação vocal em uma delas, ao lado de Missy Elliot, chamada "All Night Long".

Conflitos


Timbaland se refere a Scott Storch no primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, "Give It To Me" cantando: "Eu ganho meio milhão por minhas batidas, você só recebe uns trocados/Nunca verei o dia em que eu não farei todos levantarem as mãos/Eu sou respeitado na Califórnia por todo o caminho até o Japão/Eu sou o verdadeiro produtor e você é só o pianista/Suas canções não chegam ao topo das paradas, apesar de que eu já as escutei, e eu também não sou fã delas." Timbaland confirmou que estava falando sobre Storch em uma entrevista para a MTV. Ele disse que queria ir atrás daqueles que "falam demais" e "falam besteiras" em seu novo álbum Timbaland Presents Shock Value.

Storch respondeu com a faixa "Built Like That" em 26 de Fevereiro de 2007, co-produzida com Nu Jerzey Devil, com participação do rapper Nox e está em seu primeiro álbum solo, Piano Man. Na faixa, Storch declara que ele tem inteira responsabilidade pela canção hit de 2002 de Justin Timberlake, "Cry Me a River", pela qual ele recebeu apenas crédito de pianista e compositor, enquanto a produção foi creditada somente a Timbaland. Ele também declara que o parceiro de produção de Timbaland, Danja, foi o único responsável pelo sucesso dos últimos hits de Timbaland com Nelly Furtado e Justin Timberlake, e o culpado pelo fracasso do primeiro selo criado por Timbaland, Beat Club.


Playlist













Especial Ludacris

Ludacris


Ludacris, nome artístico de Christopher Brian Bridges, (Champaign, Illinois, 11 de setembro de 1977) é um rapper, ator e empreendedor americano.

Carreira


Cristopher Bridges, nome do rapper Ludacris, nasceu em Champaign em 1977, porém mudou-se ainda criança para Atlanta, Geórgia. Estreou em 1999 com o álbum lançado a título independente pela sua editora, a Disturbing tha Peace, Incognegro. Depois com a criação da Def Jam South, subsidiária da Def Jam, Ludacris é contratado e torna-se na principal face da mesma.

Back for the First Time sai em 2000 e marca a estréia de Ludacris pela Def Jam South. Logo no ano a seguir, sai o segundo álbum do cantor pela gravadora, intitulado Word of Mouf. Em 2003 lança Chicken-n-Beer, e em 2004 , The Red Light District, do qual já se retiram os singles "Get Back" e "Number One Spot". De realçar ainda a participação do MC em filmes como o The Wash, 2 Fast 2 Furious ou Fast Five, entre outros.

Em 2006, saiu o álbum Release Therapy, e em 2008 Theater of the Mind, o qual tem canções de grande sucesso como "What Them Girls Like", em parceria com Chris Brown e Sean Garrett.

Em 2010 fez uma participação na música "Baby", canção de Justin Bieber e a música "Break Your Heart", canção de Taio Cruz.

Em 2011 fez uma participação na música Wet The Bed", canção de Chris Brown para o álbum de Chris, F.A.M.E.Outra na musica tonight( I'm lovin you) para o album de Enrique Iglesias, Euphoria e também em Little Bad Girl de David Guetta.


Playlist













Especial The Notorious B.I.G

The Notorious B.I.G


Christopher George Latore Wallace (21 de maio de 1972 - 9 de março, 1997), mais conhecido por seus nomes artísticos The Notorious B.I.G, Biggie, ou Biggie Smalls, foi um rapper americano. Assassinado aos 24 anos, Wallace é consistentemente classificado como um dos maiores e mais influentes rappers de todos os tempos.

Wallace foi criado no bairro de Brooklyn de New York City. Quando ele lançou seu primeiro álbum Ready to Die, em 1994, ele se tornou uma figura central na cena hip hop da Costa Leste e maior visibilidade de Nova York no gênero, numa altura do West Coast hip hop que era dominante no mainstream. A ano seguinte, Wallace levou seus amigos de infância para traçar o sucesso através do seu grupo protegido, Junior M.A.F.I.A. Durante a gravação de seu segundo álbum, Wallace foi fortemente envolvido na crescente rixa de hip hop East Coast-West Coast.

Em 9 de Março de 1997, Wallace foi morto por um assaltante desconhecido em um "Drive-by" em Los Angeles. Seu álbum duplo disco Life After Death, lançado 16 dias depois, subiu para No. 1 nas paradas de álbuns dos EUA e recebeu um disco de Diamante em 2000, um dos poucos álbuns de hip hop a receber essa premiação. Wallace foi notado pelo seu " fluxo solto e fácil", letras semi-autobiográficas e habilidades de contar histórias. Mais dois álbuns foram lançados desde a sua morte. Ele tem certificado de vendas de 17 milhões de unidades nos Estados Unidos.

Biografia


Christopher nasceu em Bed-Stuy, Brooklyn, New York. Seu pai abandonou a família quando ele tinha dois anos e desde então ficou sob os cuidados de sua mãe. Com a idade de 12 anos já traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou realizando o sonho de virar rapper. Gravou uma demo e passou pro então produtor musical, Sean Combs (Diddy). Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, e se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A. que tanto rivalizava com a Costa Oeste. Notorious B.I.G. e Tupac tentavam realizar o que parecia impossível: uma união de amizade entre os rappers da Costa Leste e a Oeste, mas quando Tupac sofre um atentado dentro da gravadora de Notorious as coisas mudam e este passa a ver Notorious como um inimigo.

Ready to Die e casamento


Em 4 de Agosto de 1994, Christopher Wallace casou-se com a cantora Faith Evans. Quatro dias depois, Wallace teve seu primeiro sucesso nas paradas pop como um artista solo com o duplo A-side "Juicy / Unbelievable", que alcançou a posição #27 como primeiro single de seu álbum de estreia. Faith Evans havia terminado um romance duas semanas antes.

Ready to Die foi lançado em 13 de setembro de 1994, e alcançou a posição #13 na Billboard 200, chegando a ser certificado platina quatro vezes. O álbum, lançado numa época em que o hip hop da Costa oeste era destaque nas listas de vendas dos Estados Unidos, segundo a Rolling Stone, "quase sozinho ... mudou o foco de volta ao rap da Costa Leste". Ganhou opiniões fortes sobre o lançamento e tem recebido muitos elogios em retrospetiva. Além de "Juicy", o registro produziu dois singles, o platina "Big Poppa", que alcançou a posição #1 na lista de vendas de álbuns de rap nos Estados Unidos, e "One More Chance" com Faith Evans, um remix que se tornou seu single mais vendido.

Junior M.A.F.I.A. e rivalidade costeira


Em agosto de 1995, o grupo de Wallace, Junior MAFIA ("Junior Masters At Finding Intelligent Attitudes"), composto por seus amigos de infância, lançou seu primeiro álbum intitulado Conspiracy. O grupo incluía rappers como Lil 'Kim e Lil Cease ", que passaram a ter uma carreira solo. O registro foi ouro e seus singles, "Player's Anthem" e "Get Money", ambos com Wallace, foram ouro e platina. Wallace continuou a trabalhar com artistas R&B, colaborando com grupos da Bad Boy 112 (em "Only You") e Total (em "Can't You See"), com ambas atingindo o top 20 da Billboard Hot 100.

Até o final do ano, Wallace foi o artista solo mais vendido do sexo masculino e rapper nas paradas de pop e r&b. Em Julho de 1995, ele apareceu na capa da The Source, com o título "O Rei de Nova York Domina Tudo". Na The Source Awards, ele foi nomeado Melhor Artista Novo (Individual), Letrista do Ano, Performista ao Vivo do Ano, e seu álbum de estréia do ano. Na Billboard Awards, ele foi artista de rap do ano. Em seu ano de sucesso, Wallace se envolveu em uma rivalidade com o West Coast hip-hop de Tupac Shakur, seu ex-associado. Em entrevista à revista Vibe, em Abril de 1995, enquanto servia o tempo em Clinton Correctional Facility, Shakur acusou Sean Combs (Diddy), e Wallace de terem conhecimento prévio de um assalto que resultou em ele ter sido baleado várias vezes e perder milhares de dólares em jóias na noite de 30 de novembro de 1994. Apesar de Wallace e sua comitiva estarem no mesmo estúdio de gravação baseado em Manhattan, no momento da ocorrência, eles negaram a acusação.

O fato de eu estar no estúdio na hora do incidente foi só uma coincidência. Pac não pôde dizer quem realmente fez isso com ele naquela hora. Assim, ele simplesmente jogou a culpa em mim.
Após sair da prisão, Tupac assinou com a Death Row Records em 15 de Outubro de 1995. Bad Boy Records e Death Row, agora rivais nos negócios, se envolveram em uma briga intensa.

A carreira de B.I.G. estava marcada pelas contínuas disputas entre as gravadoras Bad Boy Records e Death Row Records, quando B.I.G. foi apontado supostamente como o indiretamente responsável pela morte de Tupac Shakur, no dia 7 de Setembro de 1996, porque Tupac, em uma de suas letras revela que teve relações sexuais com Faith Evans, a esposa de B.I.G.

Life After Death e acidente de carro


Durante as sessões de gravação de seu segundo álbum, provisoriamente chamado "Life After Death ... 'Til Death Do Us Part, mais tarde encurtado para Life After Death, Wallace foi envolvido em um acidente de carro que quebrou sua perna esquerda e limitou-o a uma cadeira de rodas. A lesão obrigou-o a usar uma bengala.

Em janeiro de 1997, Wallace foi condenado a pagar 41 mil dólares em danos na sequência de um incidente envolvendo um amigo de um promotor de shows que afirmou que Wallace e sua comitiva o espancaram devido a um incidente em maio de 1995. Ele enfrentou acusações de agressão criminal pelo incidente que continuam sendo averiguadas, mas todas as acusações de furto qualificado foram descartados. Na sequência dos acontecimentos do ano anterior, Wallace falou do desejo de se concentrar em sua "paz de espírito". "Minha mãe ... meu filho ... minha filha ... minha família ... meus amigos são o que importam para mim a partir de agora".

Tiroteio em Março de 1997 e morte


Wallace viajou para a Califórnia em fevereiro de 1997 para promover seu próximo álbum e gravar um videoclipe de seu single, "Hypnotize". Em 05 março de 1997 Wallace deu uma entrevista de rádio com The Dog House em KYLD em San Francisco, Califórnia. Na entrevista, ele afirmou que havia contratado um segurança uma vez que temia por sua vida, mas isso era porque ele era uma figura da celebridade, não especificamente um rapper. Life After Death foi agendado para lançamento em 25 de março de 1997. Em 8 de março de 1997, ele apresentou um prêmio de Toni Braxton no 11 º Annual Soul Train Music Awards, em Los Angeles e foi vaiado por algumas pessoas da platéia. Depois da vaia, BIG resolveu cantar a música "Who shot ya" provocando seus rivais. Após a cerimônia, após Wallace participar de uma festa organizada pela revista Vibe e Qwest Records no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles. Outros convidados incluíram Faith Evans, Aaliyah, Sean Combs e alguns membros das gangues Crips e Bloods.

Em 09 março de 1997, por volta de 00:30, Wallace foi com sua comitiva em dois Chevrolet Suburbans regressar ao seu hotel após o Corpo de Bombeiros encerrar a festa mais cedo, devido à superlotação. Wallace viajou no banco do passageiro da frente ao lado de seus companheiros, Damion "D-Roc" Butler, o membro do Junior M.A.F.I.A. Lil Cease e Gregory "G-Money" Young. Combs viajou em outro veículo com três guarda-costas. Os dois carros foram guiados por uma Chevrolet Blazer que leveva o diretor de segurança da Bad Boy.

Por volta de 00:45 as ruas estavam cheias de pessoas que estavam saindo do evento. O carro de Wallace parou em um sinal vermelho a (46 m) de um museu. Um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de Wallace. O motorista da Impala, um homem Afro-americano que vestia um terno azul e gravata borboleta, baixou a janela, sacou uma pistola de 9 milímetros de aço azul e disparou contra o Suburban, quatro balas atingiram Wallace no peito. Os parceiros de B.I.G. levaram-no ao Centro Médico Cedars-Sinai, mas ele foi declarado morto às 01h15

Biggie também trabalhou com Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do popstar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no disco Invincible.


Playlist














sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Especial Wiz Khalifa

Wiz Khalifa


Cameron Jibril Thomaz, mais conhecido como Wiz Khalifa (Minot, 8 de setembro de 1987), é um rapper, compositor e ator norte-americano. Em 2006, Khalifa lançou seu álbum de estreia, Show and Prove, em 2007 assinou pela Warner Bros Records Sua canção Say Yeah ficou bem colocada nas paradas musicais de 2008, como na Rhythmic Top 40 e na Billboard Rap Songs, recebendo airplay nas rádios. Na Warner, Wiz realizou seu segundo álbum de estúdio, Deal or No Deal no final de 2009, mais especificamente em Novembro. Entre estes períodos ele realizou várias mixtapes. Em 2010 ele entrou na Atlantic, para realizar seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro majorado por um selo; intitulado Rolling Papers, que conta com participações de Too Short, Curren$y e Chevy Woo o single Black and Yellow, que chegou ao primeiro lugar no Billboard Hot 100 e fez o rapper ficar conhecido em todo o mundo

Biografia
Inicio da Vida e Carreira


Wiz Khalifa nasceu em 8 de setembro de 1987, em Minot, Dakota do Norte, Estados Unidos. Seus pais serviram nas forças armadas e se divorciaram quando ele tinha cerca de três anos de idade. O serviço militar levou-o a mover-se sobre uma base regular. Khalifa viveu na Alemanha, Reino Unido e Japão antes de se instalar em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, onde ele participou da escola Taylor Allderdice, de onde também saiu o artista Mac Miller. Seu nome artístico é derivado de Khalifa, uma palavra árabe que significa "Sucessor", e Wiz é uma abreviação de Wisdom, que significa "Sabedoria" em inglês, e que foi encurtado para Wiz Khalifa quando tinha quinze anos. Khalifa declarou a Spinner.com que o nome também veio a ser chamado de "Wiz Jovem" 'porque eu era bom em tudo que fazia.' Em 21 de Fevereiro de 2013 nasce seu filho chamado Sebastian Taylor Thomaz, apelidado pelo pai de "The Bash" .

2004-2009:Primeiros Mixtapes


Em 2004, ao participar de uma mixtape com novos artistas de Pittsburgh, Wiz Khalifa chamou a atenção do presidente da Rostrum Records e aos 16 anos começou um processo de desenvolvimento na gravadora. Em 2005 lançou sua primeira mixtape Prince of the City: Welcome to Pistolvania. No ano seguinte lançou seu primeiro álbum independente "Show and Prove" e também foi declarado pela revista Rolling Stone, um "Artista para assistir". Em 2007 assinou contrato com a Warner Bros e lançou outras mixtapes. O single "Say Yeah", o primeiro pela Warner, deu reconhecimento ao rapper, e logo em seguida começou a se apresentar com vários artistas de maior sucesso. Em 2009 lançou outras mixtapes, incluindo "How Fly" junto com o também rapper Curren$y. Também lançou no mesmo ano o segundo álbum independente "Deal or No Deal", que apareceu na parada de álbuns da Billboard R&B/Hip-Hop Albums.

2010-2011:Contrato com a Atlantic e Rolling Papers


Khalifa, nesse período, também se apresentou em vários festivais como o CMJ Music Marathon e o South by Southwest Music Festival. No ano de 2010 a mixtape lançada pelo rapper "Kush & Orange Juice", foi número um no trending topics.

Construindo uma carreira de sucesso, Khalifa continuou se apresentando com veteranos do rap, e posteriormente, depois de assinar contrato com a Atlantic Records, lançou o single "Black and Yellow", produzido pela renomada produtora Stargate. O single se tornou um sucesso, alcançando ótimas posições nas paradas musicais de todo o mundo. Em março de 2011, Wiz Khalifa lançou seu primeiro álbum de estúdio, "Rolling Papers", que chegou ao segundo lugar no Billboard 200, conseguindo disco de ouro nos Estados Unidos.

2012-Presente: O.N.I.F.C e Blacc Hollywood


Em 11 de Abril de 2012, Khalifa anunciou que lançaria seu segundo álbum de estúdio pela Atlantic Records intitulado Only Nigga in First Class, mas que será abreviado como O.N.I.F.C. para a liberação de mercados tradicionais. O.N.I.F.C estreou no número dois da Billboard Hot 100 com 131.000 cópias vendidas na primeira semana de vendas. O álbum gerou dois singles "Work Hard, Play Hard" e "Remember You", ambos recebendo boa aclamação comercial.

Em 24 de junho de 2013, Wiz Khalifa anunciou que seu terceiro grande álbum de estúdio etiqueta seria intitulado Blacc Hollywood e seria com colaborações de Miley Cyrus e Juicy J. Em 25 de maio de 2014 o rapper lançou sua décima segunda mixtape intitulado "28 Grams" , um dia depois de sair da prisão por posse de maconha. Em 30 de junho,Wiz Khalifa postou em sua conta oficial no Instagram a imagem da capa e data de lançamento de Blacc Hollywood. O álbum estava previsto para ser lançado em 19 de agosto de 2014. Em agosto de 2014 em entrevista a USA Today , o rapper disse que o álbum é o seu melhor trabalho até então.

O primeiro Single We Dem Boyz teve um enorme sucesso e foi nomeado por Melhor Canção de Rap no Grammy Awards.O álbum estreou no número um na Billboard 200, tendo vendido 90.453 cópias na primeira semana nos Estados Unidos. Em sua segunda semana, o álbum caiu para o número seis na parada, vendendo 30.000 cópias, elevando seu total vendas de álbuns para 121 mil cópias. No Canadá, o álbum estreou no número um na Canadian Albums Chart , vendendo 5.300 cópias.
Khalifa chegou novamente ao numero um da Billboard Hot 100 pela canção "See You Again" com Charlie Puth, parte da trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 7.


Playlist















Especial Drake

Drake


Aubrey Drake Graham, mais conhecido como Drake (Toronto, 24 de Outubro de 1986) , é um rapper canadense nascido em Toronto. Atualmente está trabalhando com as gravadoras Young Money Entertainment, Universal Motown e OVO Sound.

Lançou seu primeiro EP So Far Gone em 2009. Em 2010 lançou seu primeiro álbum de estúdio, Thank Me Later que revelou os singles "Over" e "Find Your Love" e trouxe colaborações de rappers como Jay-Z, Kanye West, Eminem e Lil Wayne.

Alcançou um sucesso ainda maior com o seu segundo álbum Take Care, lançado em 2011, o álbum ganhou um Grammy e estreou-se na primeira posição da Billboard 200 com vendas superiores a 631 mil sendo a terceira maior estreia de 2011 de acordo com a Nielsen SoundScan.

Seu terceiro álbum de estúdio, Nothing Was The Same foi lançado em setembro de 2013 liderado pelos singles "Started from the Bottom" e "Hold On, We're Going Home".

Em Fevereiro de 2015 lançou o seu mais recente álbum If You're Reading This It's Too Late. Graças ao repentino lançamento, Drake saiu da 21ª posição e foi o primeiro cantor de Rap a assumir a 1ª posição do ranking Artist 100 da Billboard.

Biografia


Aubrey Drake Graham nasceu em 24 de outubro de 1986, em Toronto, Ontário. Seus pais são Sandi Graham (née Sher), uma educadora, e Dennis Graham, um baterista,O pai de Drake é um Africano-Americano de Memphis, Tennessee , e a mãe de Drake é do Canada. Seus pais se divorciaram quando ele tinha cinco anos de idade, e ele foi criado por sua mãe em dois bairros de Toronto; ele viveu em Weston Road e Weston Red Wings no extremo oeste da classe trabalhadora da cidade, até ao sexto ano, quando se mudou para bairro de ricos Forest Hill. Drake comentou sobre a mudança para Forest Hill e a luta de sua mãe, dizendo que "Ela queria o melhor para sua família. Ela encontrou-nos uma metade de uma casa que poderia viver. as outras pessoas tiveram a metade superior, tivemos a metade inferior. Eu vivia no porão, minha mãe viveu no primeiro andar. não era grande, não era luxuosa. era o que podia pagar."

Olhando para trás em sua vida cedo, Drake tinha de viver essencialmente em duas vidas diferentes por causa do divórcio de seus pais; ele viveu em uma parte da classe alta de Toronto, e, quando em Memphis. Ele testemunhou muitas experiências de mudança de vida por causa disso, sendo um deles a prisão de seu pai. Drake afirmou que o divórcio de seus pais afetou muito como pessoa, dizendo: "Eu tinha de se tornar um homem muito rapidamente e ser a espinha dorsal para uma mulher que eu amo com todo o meu coração, a minha mãe." Na idade de 24, Drake comentou sobre sua infância, dizendo "Eu vi um monte, cara. Eu vi um monte de vida, colocá-lo dessa forma. Eu estive com as crianças mais abençoadas no mundo . Eu estive com pessoas cuja vida está bem no fundo do barril. Eu estava em um programa de TV, eu fui para a escola de arte, fui para as escolas de capuz. Eu vivi. Eu vivi um total de 24 anos , eu sou um homem.''

Carreira

Inicio


Quando tinha 22 anos, Drake um papel na série de TV canadense Estreou-se como actor na série televisiva Degrassi: The Next Generation. Drake participou de 138 episódios da serie até 2009.

Após lançar algumas mixtapes entre 2006 e 2009. Drake assinou contrato com a gravadora Young Money do rapper Lil Wayne. Em 15 de setembro de 2009, sua música So Far Gone foi lançada como um EP de sete faixas em que cinco das faixas eram da mixtape original. Ele estreou como número 6 na Billboard 200 . Desde então, o álbum foi certificado ouro pela RIAA com mais de 500.000 cópias vendidas nos Estados Unidos. Em 18 de abril de 2010, o álbum ganhou Rap Gravação do Ano no Juno Awards 2010.

2010-11 Thank me Later


Após alguns adiamentos Drake lançou seu primeiro álbum de estudio, Thank Me Later. Na semana de lançamento do álbum, o álbum vendeu 447 mil cópias e estreou como número 1 na Billboard 200.

Em 09 de março de 2010, Drake lançou o primeiro single de seu Thank Me Later álbum, intitulado " Over " A canção foi bem recebida e bem executada tanto comercialmente e criticamente. A canção atingiu um pico de Número 14 na Billboard Hot 100 e ficou no topo da Billboard Rap Songs. A canção também recebeu uma nomeação para Melhor Rap Solo Performance no 53 Grammy Awards.

2011-12 Take Care


Segundo álbum de estúdio de Drake, Take Care , foi anunciada em 17 de novembro de 2010. Ele foi originalmente programado para ser lançado em 24 de outubro de 2011, embora mais tarde foi adiada para 15 de novembro de 2011. O álbum segue o sucesso do álbum de Drake Thank Me Later, que se tornou um sucesso comercial e foi bem recebido pelos críticos da música. Nesse álbum, Drake revelou habilidade no tipo de voz baixo e continuou a parceria criativa com produtor de discos de áudio e engenheiro Noah "40" Shebib, que primeiro apresenta o seu som distinto em mixtape So Far Gone. Para o álbum, Shebib pretende lidar com a maioria da produção e gravar um som mais coeso do que em Thank Me Later, que contou com funções de produção diferentes por Shebib e outros.

Em novembro de 2010, Drake revelou o título de seu próximo álbum de estúdio seria Take Care. Em comparação com o seu álbum de estréia, Drake revelou a YC Radio 1 que Thank Me Later foi um álbum apressado, dizendo: "Eu não recebi para tomar o tempo que eu queria nesse álbum. Corri um monte de canções e sonoramente eu não consegui sentar-se com o registro e dizer, 'eu deveria mudar este verso. Depois que ele foi feito, foi feito. É por isso que meu novo álbum é chamado Take Care porque eu começo a tomar o meu tempo neste go-round. Drake mencionou após o Fest OVO 2011 que Take Care poderia ter até 18 canções sobre ele, e acrescentou que Stevie Wonder contribuíram para a direção criativa do álbum e será apresentado no álbum também. O álbum estreou na Billboard 200 com vendas superiores a 631 mil sendo a terceira maior estreia de 2011.

2013: Nothing Was The Same


Em 23 de setembro de 2013 Drake lançou seu terceiro álbum de estudio Nothing Was the Same.

2015: If You're Reading This It's Too Late


Em 13 de fevereiro de 2015, Drake lançou sua nova mixtape "If You're Reading This It's Too Late" sem nenhum aviso prévio no iTunes, estreou na primeira posição da tabela norte-americana Billboard 200, com 535 mil unidades vendidas em apenas três dias após o seu lançamento.

2016ː Views From The 6


Em 30 de Janeiro, 2016, Drake lançou  "Summer Sixteen", o primeiro single de seu quarto álbum de estúdio Views from the 6. Drake participa do single e dos dois videoclipes de Work, da cantora Rihanna. A música faz parte de ANTI (2016), oitavo álbum de estúdio da barbadiana. Tanto a canção como o clipe são sensuais. É provável a química se deva ao relacionamento que os músicos mantiveram de 2010 a 2014.

No Brit Awards 2016, em 24 de fevereiro, Rihanna e Drake cantaram Work. A performance foi avaliada com uma das mais sensuais da noite.

Características musicais

Influências


Drake afirmou que Kanye West, Jay-Z, Aaliyah e seu mentor Lil Wayne são suas maiores influências. Em uma entrevista com SoulCulture TV, Drake revelou que a cantora de R&B Aaliyah teve a maior influência sobre sua carreira.

 Estilo musical


Drake é conhecido por sua suave melodia e letras emocionais. A maioria de suas canções contêm R&B e elementos de hip hop,  e ele combina rap com cânticos.


Playlist














Especial Tupac Shakur

Tupac Shakur


Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16 de junho de 1971 - Las Vegas, 13 de setembro de 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac, Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense. Críticos e membros da indústria fonográfica nomearam-no como um dos maiores rappers de todos os tempos. Em 2010, ele já havia vendido pelo menos 75 milhões de cópias pelo mundo. Além de ser músico, Tupac também foi ator e ativista social. A maioria das suas canções tratam-se sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur é conhecido por defender a igualdade política, econômica, social e racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era um roadie e dançarino de hip hop alternativo. Começou a fazer sucesso quando entrou para o grupo Digital Underground.

Shakur tornou-se alvo de diversas ações judiciais e sofreu outros problemas legais. No início de sua carreira, ele foi atingido por cinco tiros e assaltado no corredor de um estúdio de gravação em Nova Iorque. Após o incidente, Tupac começou a suspeitar que outras figuras da indústria do rap ficaram sabendo do acontecido e não avisaram Shakur, o que desencadeou a rivalidade entre as costas Leste e Oeste. Mais tarde, Shakur acabou por ser condenado por abuso sexual e ficou preso durante onze meses, tendo sido libertado da prisão num recurso financiado por Suge Knight, diretor executivo da Death Row Records. Em troca da ajuda de Suge, Tupac teve de gravar três álbuns sob o selo Death Row.

Na noite de 7 de setembro de 1996, Tupac, dentro do carro de Suge, foi atingido por quatro tiros num tiroteio, na cidade de Las Vegas. Ele faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca, na Universidade Médica de Nevada. Após a sua morte, o jornal americano The New York Times citou-o como "o maior rapper de todos os tempos".

Antes da fama


Tupac Amaru Shakur nasceu na seção East Harlem de Manhattan em Nova Iorque.
Sua mãe, Afeni Shakur, e seu pai, Billy Garland, eram membros ativos dos Panteras Negras em Nova Iorque no final dos anos 1960 e 1970; ele nasceu apenas um mês após a absolvição de sua mãe em mais de 150 processos de "conspiração contra o governo dos Estados Unidos.

Apesar de ser inconfirmado pela família de Shakur, muitas fontes (inclusive o relatório do médico legista) mostram seu nome de nascimento como "Lesane Parish Crooks". Este nome teria supostamente entrado em sua certidão de nascimento porque Afeni temia que seus inimigos pudessem atacar seu filho, e disfarçou sua verdadeira identidade usando um sobrenome diferente. Ela mudou isso depois de se separar de Garland e se casar com Mutulu Shakur.

Sofrimento e encarceramento rodeavam Shakur desde criança. Seu padrinho, Geronimo Pratt, um membro importante dos Panteras Negras, foi condenado pelo assassinato de uma professora durante um assalto em 1968, apesar da sentença ter sido revogada mais tarde. Seu padrasto, Mutulu, passou quatro anos na lista dos dez mais procurados do FBI começando em 1982. Mutulu era em parte procurado por ajudar sua irmã Assata Shakur (também conhecida como Joanne Chesimard) a escapar de uma penitenciária em New Jersey, onde estava presa por matar um policial em 1973. Mutulu foi pego em 1986 e preso pelo assalto de um caminhão blindado, onde dois policiais e um guarda foram mortos. Shakur tinha uma meia-irmã, Sekyiwa, dois anos mais nova do que ele, e um meio-irmão mais velho, Mopreme "Komani" Shakur, que se tornou rapper e apareceu em muitas das gravações de Pac.

Com doze anos de idade, Shakur se matriculou na 127th Street Repertory Ensemble do Harlem, um grupo de teatro, e foi escolhido como o personagem Travis Younger na peça A Raising in the Sun, que foi performada no Apollo Theater. Em 1986, sua família se muda para Baltimore, Maryland. Depois de completar seu segundo ano na Paul Laurence Dunbar High School, ele foi transferido para a Baltimore School for the Arts, onde ele estudou atuação, poesia, jazz e balé. Ele atuou em algumas peças de Shakespeare e também atuou como o Rei das Ratazanas em o Quebra-Nozes.

Shakur, acompanhado de seu amigo Dana "Mouse" Smith, seu beatboxer, ganhou na maioria das competições de rap em que participou e era considerado o melhor rapper da escola. Ele também foi lembrado como uma das crianças mais populares da escola devido ao seu senso de humor, habilidades de rap superiores, e capacidade de se misturar com todas as turmas. Pac também desenvolveu uma forte amizade com uma jovem Jada Pinkett (mais tarde Jada Pinkett Smith, após se casar com Will Smith), que durou até sua morte. Um poema escrito por 2Pac intitulado "Jada" apareceu em seu livro The Rose That Grew From Concrete, que incluia outro poema dedicado a ela chamado "The Tears in Cupid's Eyes".

Em Junho de 1988, Tupac e sua família se mudaram mais uma vez, dessa vez para Marin City, na Bay Area da California, onde ele estudou na Tamalpais High School. Ele começou a frequentar as aulas de poesia de Leila Steinberg em 1989, que acabou se tornando sua mentora e empresária. Naquele mesmo ano, Steinberg organizou um concerto com uma ex-banda de Shakur, Strictly Dope; aquele show o levou a assinar um contrato com Atron Gregory que o colocou como roadie e dançarino do grupo de rap Digital Underground. Enquanto morando em Marin City, Tupac se envolveu com tráfico de drogas e devido a discussões com sua mãe, acabou saindo de casa e ficando sem teto por algum tempo, indo morar frequentemente na casa de amigos e de seu irmão Mopreme em Oakland.

 Carreira como rapper


Tupac estreou suas habilidades de rap na música Same Song, do Digital Underground em 1991. Depois, 2Pac lançou seu álbum de estréia, 2Pacalypse Now em 1991. O álbum permaneceu oculto por alguns anos e não foi lançado nenhum top ten hit. Mais tarde, foi a vez de Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. ser lançado, em 1993. Considerado seu primeiro álbum de sucesso, lançou dois hit singles, I Get Around com o Digital Underground e Keep Ya Head Up. O álbum e os singles levaram disco de ouro ainda no final de 1993.

Em março de 1995, seu terceiro álbum Me Against the World é lançado. Lançado enquanto Tupac estava servindo pena na prisão por agressão sexual, o álbum chegou direto ao primeiro lugar da Billboard 200, com 240.000 cópias vendidas na primeira semana. O álbum também veio com o primeiro top ten hit de 2Pac, Dear Mama, que chegou ao número nove da Billboard Hot 100. Em abril de 1995, 2Pacalypse Now já era disco de ouro e Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. e Me Against the World eram platina, sendo que no final do ano Me Against the World era platina dupla e Dear Mama platina.

Enquanto cumpria sua pena, Tupac se casou com a namorada Keisha Morris em 4 de abril de 1995; o casal se divorciou mais tarde em 1996.

Em outubro de 1995, o caso de Shakur estava em apelação, mas devido a todos os seus honorários advocatícios ele não podia juntar a fiança de US $ 1,4 milhões. Após servir onze meses de sua sentença de um ano e meio a quatro anos e meio, Tupac foi liberado da prisão Attica Correctional Facility graças a ajuda de Suge Knight, CEO da Death Row Records, que pagou a fiança de 1.4 milhões em troca de 2Pac assinar um contrato de três álbuns sob a Death Row.

Após a sua libertação, Tupac voltou rapidamente a gravar músicas. Ele fundou um novo grupo chamado Outlaw Immortallz. Tupac chegou imediatamente ao estúdio de gravação para gravar seu primeiro álbum sob a Death Row. A gravadora também rapidamente o rotulou como seu artista principal, ao lado de Snoop Doggy Dogg e Dr. Dre. Seu primeiro lançamento sob a gravadora, o single California Love, foi lançado no final de 1995.

Em 13 de fevereiro de 1996, Pac lança seu quarto álbum de estúdio, All Eyez on Me. Um sucesso instantâneo, o álbum foi direto para o número um da Billboard 200 com 566.000 na primeira semana, trazendo os singles How Do U Want It e California Love para o topo das paradas em julho de 1996. O disco foi uma partida geral dos assuntos de Me Against the World; enquanto aquele álbum era mais confissional e refetivo, esse álbum era mais como uma celebração da vida, cheio de músicas dançantes que apresentavam uma mentalidade mais bandida.

Ao mesmo tempo que Shakur aproveitava a vida como um dos mais importantes nomes do rap na época, ele também tinha problemas. A Death Row passava por tempos sombrios. A má reputação da gravadora subia a medida que Suge Knight tomava maior controle sobre os artistas, deixando Dr. Dre para trás. RBX e The D.O.C. haviam deixado a gravadora, que estava em uma tensa richa com outro ícone do rap, The Notorious B.I.G., sua gravadora Bad Boy Records e seus colegas de Nova Iorque. Tupac também se virara contra Dr. Dre, alegando que ele estava recebendo muito reconhecimento por trabalhos em que ele teve muito pouco ou não teve envolvimento. Esses acontecimentos levaram Dre a deixar a Death Row para fundar sua própria gravadora, a Aftermath Entertainment. Daz Dillinger, do Tha Dogg Pound, acabou assumindo o lugar de Dre na gravadora como produtor principal.

Durante o resto de seu contrato com a Death Row, Pac gravou centenas de músicas, que vieram a ser lançadas em seus álbuns póstumos. Ele também começou o processo de gravação de um álbum com o Boot Camp Click chamado One Nation.

Em 4 de julho de 1996, ele cantou ao vivo no House of Blues com Outlawz, Tha Dogg Pound e Snoop Doggy Dogg. Essa foi sua última performance ao vivo.

Tiroteio e morte


Na noite de 7 de setembro de 1996, Shakur foi assistir a uma luta de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, no MGM Grand Las Vegas. Após deixar a partida, um dos associados a Suge, Orlando Anderson, um membro da Southside Crips, discutiu com o rapper na portaria do ginásio, e os dois se agrediram. Os aliados de Suge e Shakur assistiram à "luta", a qual foi filmada pelas câmeras de vigilância do local. Algumas semanas antes, Anderson e um grupo da Crips haviam roubado um membro da facção da Death Row, em uma loja Foot Locker, prevendo um ataque a Shakur. Após a briga, Tupac encontrou-se com Suge para ir a uma propriedade da Death Row. Então, entrou em um BMW E38 sedan, de propriedade de Suge.

Às 10:55 da noite, quando parou em um sinal vermelho, Tupac abaixou o vidro e um fotógrafo tirou sua foto . Aproximadamente dez minutos depois, foram parados por policiais, pois estavam com o som muito alto e sem a placa de licença do carro. Então, Suge pegou as placas de dentro do porta-malas, e os dois foram liberados minutos depois sem serem multados. Por volta das 11:10, quando parou em um sinal vermelho no Flamingo Road, perto do cruzamento Koval Lane, em frente ao Hotel Maxim, um veículo ocupado por duas mulheres aproximou-se de Tupac, com o qual conversaram e convidaram para ir ao Clube 662. Cerca de cinco minutos depois, um Cadillac branco, modelo antigo, com um número de ocupantes desconhecido, se aproximou da BMW; o vidro da janela foi abaixado e foram disparados cerca de doze ou treze tiros contra Shakur. Ele foi atingido por quatro deles: um na cabeça, dois na virilha e um na mão. Uma das balas provavelmente ricocheteou no pulmão do rapper. Suge foi atingido na cabeça por estilhaços, mas acredita-se que a bala passou de raspão por ele.

Após chegarem ao local, policiais e paramédicos levaram Suge e Shakur, gravemente ferido, para o Centro Médico Universitário. De acordo com a entrevista de um dos melhores amigos do rapper, o diretor de vídeo Gobi, ele recebeu no hospital, de um funcionário da Death Row, a notícia que os atiradores haviam ido à gravadora, proferindo ameaças de morte a Shakur e afirmando estar a caminho do hospital para "acabar com ele". Ao ouvir isso, Gobi imediatamente avisou a polícia de Las Vegas, que afirmou estar sem policiais disponíveis; ninguém poderia ser enviado. No entanto, a ameaça não se concretizou. No hospital, Tupac alternava momentos de consciência e inconsciência, tendo sido fortemente sedado, respirando através de um ventilador e um respirador. Ligado a máquinas de suporte à vida, acabou por ser posto em um coma induzido por barbitúrico após repetidamente tentar sair da cama.

Após ter sobrevivido a uma série de cirurgias - inclusive a da retirada do pulmão direito, mal sucedida - Shakur submeteu-se à fase crítica da terapia médica; suas chances de sobrevivência foram calculadas em 50%. Gobi saiu do centro médico após ter sido informado que o artista tivera uma melhora de 13% na noite de sexta. Enquanto a Terapia Intensiva estava a ser realizada na tarde de 13 de setembro de 1996, Tupac faleceu de hemorragia interna; os médicos tentaram reanimá-lo mas não conseguiram impedir a propagação da hemorragia. Sua mãe, Afeni informou aos médicos sua decisão de desligar os aparelhos. Foi declarado morto às 4:03 da tarde. As causas oficiais da morte foram descritas como insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória, além dos múltiplos ferimentos a balas. O corpo de Shakur foi cremado. Mais tarde, um pouco de suas cinzas, misturado a maconha, foi fumado por membros do grupo Outlawz.

Especulações sobre o assassinato


Devido em grande parte à falta de provas oficiais, muitas investigações e teorias relacionadas ao assassinato surgiram. Por causa da rivalidade entre ele e The Notorious Big, houve desde o início especulações sobre a possibilidade da colaboração de Biggie no assassinato. Ele, assim como seus associados e sua família, negou veementemente a acusação. Em 2002, o escritor Chuck Phillips, do Los Angeles Times fraudulentamente alegou ter descoberto evidências envolvendo Biggie, além de Anderson e a Southside Crips no ataque. No artigo, Phillips citou fontes anônimas de um membro da gangue que alegou que Biggie tinha ligações com os Crips, muitas vezes contratando-os para a segurança durante as aparições na Costa Oeste. No entanto, em 2008, o LA Times publicou um documento oficial da história contada por Phillips. As fontes que o jornalista utilizou foram descobertas por The Smoking Gun e eram completamente fraudadas, o que implicou na demissão do empregado menos de cinco meses depois. Biggie foi assassinado em março de 1997.

A família de Biggie apresentou a MTV uma documentação declarando que o rapper estava trabalhando em um estúdio de gravação de Nova Iorque quando Tupac foi assassinado. Seu gerente Wayne Barrow e o cantor James "Lil' Cease" Lloyd afirmaram publicamente que Biggie não teve participação nenhuma no crime e ainda alegaram que estavam com ele no estúdio na noite do evento.

A violência das gangues das duas costas chamou a atenção do cineasta inglês Nick Broomfield, o qual fez o documentário Biggie & Tupac o qual examina a falta de progresso no caso, entrevista pessoas próximas aos dois rappers falecidos e os inquéritos. O amigo de infância de Shakur e membro do Outlawz Yafeu "Yaki Kadafi" Fula estava no comboio quando o assassinato ocorreu e indicou à polícia que ele poderia ser capaz de identificar os bandidos. Porém, foi baleado e morto pouco depois em um projeto de habitação em Irvington.

Um DVD intitulado Tupac: Assassination foi lançado em 23 de outubro de 2007, mais de onze anos após o assassinato do rapper. Ele explora os aspectos em torno do evento e oferece uma nova visão do caso, com detalhes do ambiente.

Em setembro de 2011, surgiram boatos de uma fita de video que continha cenas de sexo de Tupac com um grupo de fãs No filme de cerca de cinco minutos, o rapper aparece em uma festa tendo relações sexuais, onde uma mulher lhe faz sexo oral, enquanto ele canta. Segundo fontes, existe uma outra parte da fita que ainda pode ser revelada.

Honrarias


Em uma votação da revista Rolling Stone 2005, Tupac Shakur foi nomeado No 6 Lugar um dos 100 imortais artistas de todos os tempos por trás de nomes como Elvis Presley e John Lennon.

MTV classificou-o em 2º lugar em sua lista dos maiores MCs de Todos os Tempos.

Tupac foi introduzido no Hip Hop Hall of Fame em 2002.

Em 2003, a MTV fez uma nova escolha dos 22 Melhores MCs de Todos os Tempos, conforme escolhido pelos telespectadores. 2Pac foi o vencedor.

Em 2004, no evento Hip Hop Honors, da VH1, Shakur foi homenageado juntamente com DJ Hollywood, Kool DJ Herc, KRS One, Public Enemy, Run DMC, Rock Steady Crew e Sugarhill Gang.

Uma enquete realizada na revista Vibe ranqueou Tupac como o "melhor rapper de todos os tempos" conforme votado pelos fãs.

No primeiro Festival Internacional de Cinema Anual de Turks e Caicos realizado em 17 de outubro de 2006, 2Pac foi homenageado pelas suas rimas e talento, e por ser um artista a misturar assuntos étnicos, culturais e raciais. Sua mãe, Afeni Shakur, assumiu o prêmio em seu lugar.

A sua música "Changes", que foi lançada no Greatest Hits em 1998, foi incluída como parte da playlist de músicas do MySpace oficial da igreja do Vaticano.
Seu álbum duplo All Eyez on Me é considerado um dos melhores discos de todos os tempos, com mais de 5 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos somente em abril de 1996. Ele foi certificado como "Platina" pela RIAA dez vezes, recebendo a certificação máxima de "Diamante".


Playlist