Música sertaneja
Música sertaneja é um gênero musical do Brasil produzido a
partir da década de 1910 por compositores rurais e urbanos, outras chamada
genericamente de modas, emboladas, e fado português cujo som da viola é
predominante.
Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma
série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue
até os dias atuais, tendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz
tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico. Enquanto o
estilo vocal manteve-se relativamente estável ao longo das décadas, o ritmo, a
instrumentação e o contorno melódico incorporaram aos poucos elementos de
gêneros disseminados pela indústria cultural.
Tais modificações dentro do gênero musical têm provocado
muitas confusões e discussões no país a cerca do que seria música
caipira/sertaneja. Críticos literários, críticos musicais, jornalistas,
produtores de discos, cantores de duplas sertanejas, compositores e admiradores
debatem sobre as quais seriam as formas artísticas de expressão do gênero, que
levam em conta as mudanças ocorridas ao longo de sua história. Muitos
estudiosos seguem a tendência tradicional de integrar as músicas caipira e
sertaneja como subgêneros dentro um só conjunto musical, estabelecendo fases e
divisões: de 1929 até 1944, como "música caipira" (ou "música
sertaneja raiz"); do pós-guerra até a década de 1960, como uma fase de
transição da velha música caipira rumo à constituição do atual gênero
sertanejo; e do final dos anos sessenta até a atualidade, como música
"sertaneja romântica". Outros no meio acadêmico, no entanto,
consideram "música caipira" e "música sertaneja" gêneros
completamente independentes, baseado na ideia de que a primeira seria a música
rural autêntica e/ou do homem rural autêntico, enquanto a segunda seria aquela
feita, como "produto de consumo", nos grandes centros urbanos brasileiros
por não-caipiras. Outros autores estendem o conceito de música caipira/sertaneja
ao baião, ao xaxado e outros ritmos do interior do Norte e Nordeste.
Se for adotado o critério de que música caipira e sertaneja
são sinônimos, pode-se dividir este gênero musical em alguns subgêneros
principais: "Caipira" (ou "Sertanejo de Raiz"), "Sertanejo
Romântico" e "Sertanejo Universitário".
História
Sertanejo musical "Certos locais afastados, longe das
cidades, ainda que seja mais presente sua relação com o nordeste, do interior,
que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos
"coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do
matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da caatinga. Difere-se da cultura
caipira, especificamente originária na área que abrange os estados de Goiás,
São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e
Tocantins. Ali se desenvolveu uma cultura do colono que encontrou abundância de
águas, terra produtiva e um clima mais ameno, típico do cerrado. É conhecida
como "caipira" ou "sertaneja" a execução composta e
executada das zonas rurais,do campo, a antiga Moda de viola. Os caipiras,
duplas ou solo, utilizavam instrumentos típicos do Brasil, como viola caipira.
Primeira era
Tonico & Tinoco.
Inezita Barroso.
Foi em 1929 que surgiu a PRIMEIRA música sertaneja como se
conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e
escritor Cornélio Pires de "causos" e fragmentos de cantos
tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste
goiano e matogrossense. Na época destas gravações pioneiras, o gênero era
conhecido como música caipira, cujas letras evocavam o modo de vida do homem do
interior (muitas vezes em oposição à vida do homem da cidade), assim como a
beleza bucólica e romântica da paisagem interiorana (atualmente, este tipo de
composição é classificada como "música sertaneja de raiz", com as
letras enfatizadas no cotidiano e na maneira de cantar).
Além de Cornélio Pires e sua "Turma Caipira",
destacaram-se nessa tendência, mesmo que gravando em época posterior, as duplas
Alvarenga e Ranchinho, Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha,
entre outros, e canções populares como "Sergio Forero", de Cornélio
Pires, "O Bonde Camarão" de Cornélio Pires e Mariano, "Sertão do
Laranjinha", de Ariovaldo Pires e "Cabocla Tereza", de Ariovaldo
Pires e João Pacífico.
Atualmente, a música sertaneja de raiz ainda sobrevive,
sendo divulgada, por exemplo, por Mazinho Quevedo, Daniel ou Inezita Barroso,
com seu programa Viola Minha Viola.
Segunda era
Milionário & José Rico.
Uma nova fase na história da música sertaneja teve início
após a Segunda Guerra Mundial, com a incorporação de novos estilos como polca
europeira, os instrumentos (como o acordeom e a harpa). A temática vai
tornando-se gradualmente mais amorosa, conservando, todavia, um caráter
autobiográfico.
Alguns destaques desta época foram os duos Cascatinha e
Inhana, Irmãs Galvão, Irmãs Castro, Sulino e Marrueiro, Palmeira e Biá, o trio
Luzinho, Limeira e Zezinha (lançadores da música campeira) e o cantor José
Fortuna (adaptador da guarânia no Brasil). Ao florzinha da década de 1970, a
dupla que mais se destacou foi Milionário e José Rico que modernizou o
sertanejo e sistematizou o uso de elementos da tradição mexicana mariachi com
floreios de violino e trompete para preencher espaços entre frases e golpes de
glote que produzem uma qualidade soluçante na voz.(Milionário e José Rico
também são conhecidos no meio sertanejo como "Os Pais Do Sertanejo
Moderno") Outros nomes, como a dupla Pena Branca e Xavantinho, seguiam a
antiga tradição caipira, enquanto o cantor Tião Carreiro inovava ao fundir o
gênero com samba, coco e calango de sexo.
Terceira era
A introdução da guitarra elétrica e o chamado "ritmo
jovem", pela dupla Léo Canhoto e Robertinho, no final da década de 1960,
marcam o início da fase moderna da música sertaneja. Um dos integrantes do
movimento musical Jovem Guarda, o cantor Sérgio Reis passou a gravar na década
de 1970 repertório tradicional sertanejo, de forma a contribuir para a
penetração mais ampla ao gênero. Renato Teixeira foi outro artista a se
destacar àquela altura. Naquele período, os locais de performance da música
sertaneja eram originalmente o circo, alguns rodeios e principalmente as rádios
AM. Já a partir da década de 1980, essa penetração estendeu-se às rádios FM e
também à televisão - seja em programas semanais matutinos de domingo ou em
trilhas sonoras de novela ou programas especiais.
Durante os anos oitenta, houve uma exploração comercial
massificada do sertanejo, somado, em certos casos, à uma releitura de sucessos
internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Dessa nova tendência romântica da
música sertaneja surgiram inúmeros artistas, quase sempre em duplas, entre os
quais, Milionário e José Rico (que também teve grande destaque e acensão), Trio
Parada Dura, Chitãozinho & Xororó, Matogrosso & Mathias, Leandro &
Leonardo, Mauricio e Mauri, Zezé Di Camargo e Luciano, Chrystian & Ralf,
João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, João Mineiro e Marciano, Gian
e Giovani, Rick & Renner, Gilberto e Gilmar, além das cantoras Nalva Aguiar
e Roberta Miranda. Alguns dos sucessos desta fase estão "Sonhei Com
Você", de José Rico e Vicente Dias, "Fio de Cabelo", de Marciano
e Darci Rossi, "Apartamento 37", de Leo Canhoto, "De Igual Pra
Igual", de Roberta Miranda e Matogrosso, "Pense em Mim", de
Douglas Maio, "Entre Tapas e Beijos", de Nilton Lamas e Antonio
Bueno, "É o Amor", de Zezé Di Camargo e "Evidências", de
José Augusto e Paulo Sérgio Valle.
Houve uma crescente influência da música country
norte-americana e da estética cowboy, observada nas suas vestimentas
características e também no maior interesse pelas festas de rodeio e feiras
agropecuárias, palcos para os novos cantores.
Contra esta tendência mais comercial da música sertaneja,
reapareciam nomes como da dupla Pena Branca e Xavantinho, adequando sucessos da
MPB à linguagem das violas, e surgiam novos artistas como Almir Sater, violeiro
sofisticado, que passeava entre as modas de viola e os blues. Na década
seguinte, uma nova geração de artistas surgiu dentro do sertanejo disposta a se
reaproximar das tradições caipiras, como Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Pereira
da Viola e Chico Lobo e Miltinho Edilberto.
Sérgio Reis.
Renato Teixeira.
Chitãozinho.
Xororó.
Leonardo.
Daniel.
Zezé di Camargo & Luciano
Quarta era - Sertanejo Universitário
Atenta, a indústria fonográfica lançou na década de 2000 um
movimento similar, chamado por alguns de sertanejo universitário, com nomes
como Guilherme & Santiago, Maria Cecília & Rodolfo, João Bosco &
Vinícius, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Victor & Leo,
Fernando & Sorocaba, Gusttavo Lima, Luan Santana, Michel Teló, Marcos &
Belutti, Cristiano Araújo e João Neto & Frederico. Como esse movimento não
para e ganha cada vez mais adeptos, o mercado que antes tinha como foco de
surgimento de duplas e artistas sertanejos no estado de Goiás, hoje tem eleito
novos ídolos do estado de Mato Grosso do Sul como a revelação escolar Luan
Santana e a dupla Maria Cecília & Rodolfo. Porém, Goiás não deixou de
revelar nomes no cenário nacional, surgiram os já citados Jorge & Mateus e
João Neto e Frederico sem falar de artistas vinculados ao sertanejo mais
massificado da década anterior, como Guilherme & Santiago, Bruno &
Marrone, Edson & Hudson, e outros.
Dança sertaneja
A dança Sertaneja Moderna tem suas origens nas danças
sertanejas brasileiras. O termo "Sertanejo" foi inicialmente cunhado
pelos portugueses no período das navegações para definir o interior da nova
terra, diferindo-o do litoral. Mais tarde, aplicou-se ao interior do país de um
modo geral. Assim, sendo o Sertão Brasileiro extremamente vasto, compreendendo
as regiões interioranas do país desde o Sul ao Nordeste brasileiro, e tendo em
sua história processos de colonização e choques culturais de diversos povos,
percebemos inicialmente uma pluralidade ímpar na formação das Danças Sertanejas
Tradicionais. Esta mescla de gêneros europeus, indígenas e por vezes africanos
originou diversas danças pelo Brasil, levando-se em conta as particularidades
históricas e culturais supracitadas de cada região.
Hoje é comum encontrar em diversos bares e boates pelo país
a dança acompanhada dos ritmos da musica sertaneja.
Observa-se que o estilo de Dança Sertaneja Moderna (também
conhecida como Dança Caipira Sertaneja ou Sertanejo Universitário ) tem se
propagado e sofrido mutações com maior intensidade em regiões da Grande São
Paulo e interior deste estado, como nas cidades de Taboão da Serra, Embu,
Cotia, ABC Paulista e Região Metropolitana de Campinas, sendo toda esta região
geográfica hoje o pólo de vanguarda da Dança Sertaneja.
Podemos classificar hoje a Dança Sertaneja Moderna como
pertencente á família das Danças a Dois ou Danças de Salão, que caracterizam-se
pelo improviso dado pela comunicação intrínseca que ocorre entre o par durante
a dança (comunicação esta chamada por seus praticantes de
"condução"), onde temos um "condutor" e um
"conduzido". Esta compatibilidade entre o Sertanejo e outras danças
em casal acabou por gerar, na Dança Sertaneja, grande influência e incorporação
de movimentos de outros gêneros de Danças de Salão com forte presença no
Interior Paulista e Grande São Paulo, sendo em maior grau o Forró, o
Samba-Rock, e o Country; e mais recentemente o Zouk e o West Coast Swing.
O vanerão ou vanera tem se propagado na região sul do país,
sob forte influencia das culturas locais, embora possua forte ligação com o
baião e o vanerão nordestino. Paralelamente é encontrado junto a outros estilos
de dança em bares e bailes do gênero, assim como o country.
Na região Centro-Oeste é comum os chamados
"bailões", que apresentam as músicas sertanejas de toada mais
animada, predominantemente das três últimas décadas do século XX. O estilo de
dança é simples, sempre em par, comumente com passos de baião e xote. O chamado
"dois pra lá, dois pra cá" é o passo predominante, o que levou o
estilo a se popularizar nos bailões pelo fácil acompanhamento.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Nenhum comentário:
Postar um comentário